Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa é uma residência unifamiliar situada em um difícil contexto, a 50 quilômetros de Milão, na Itália. O entorno é caracterizado por edifícios de vários pavimentos que a rodeiam.
Devido à esta característica, a residência procura proteger-se reduzindo as aberturas voltadas para o exterior tanto quanto possível. Deste modo, compensa-se tal gesto com pátios grandes ou pequenos, tanto fechados quanto abertos, que conferem luz aos espaços interiores de uma maneira mais adequada.
A cobertura reafirma este propósito. O granito cinza canadense cobre todo o edifício para simbolizar a ideia de proteção, com exceção das paredes onde o volume é revestido por elementos de gesso, igualmente cinza.
Desta maneira, a edificação procura abrir-se para cima:
A inclinação da cobertura, com bruscas dobras, procura buscar a luz zenital em uma atitude quase gestual , gerando três feixes de luz na sala de estar, na cozinha e na sala de meditação.
A forma da cobertura é alterada, "movendo" a sequência de linhas.
Desta forma, nos espaços interiores se enfatiza o valor da luz. Do ponto de vista tipológico, o projeto busca novas combinações dependendo da mudança na estrutura familiar e no uso dos espaços de estar contemporâneos que parecem ter mudado radicalmente nos últimos anos.
O arquiteto italiano Cesare Cattaneo assumiu na 'casa da família cristiana' uma hipótese de crescimento do organismo construtor; Os novos paradigmas que assumem a evolução das famílias do nosso tempo exigem uma profunda reflexão sobre o espaço dos novos modelos de estar.
O que se propõe é a capacidade de sobreviver a configurações posteriores, ao menos em alguns espaços chave da residência, mas também um organismo com uma estrutura espacial capaz de crescer no futuro.
Portanto, o projeto não está completamente saturado devido ao volume permitido para o lote, pois somente ocupa como uma matriz, a qual deixa vazios e organiza as habitações ao longo de um eixo Norte-Sul, esperando ser complementada no futuro.
Descrição do produto. A cobertura afirma o princípio de proteger a casa dos arredores. O granito cinza canadense envolve toda a edificação para simbolizar esta ideia de proteção, com exceção das paredes onde o volume é subtraído pelos pátios de gesso cinza.